sábado, 8 de outubro de 2011

O Paradoxo Felicidade



   A promoção no trabalho. O casamento. A casa própria. O filho formado. Sonhos quase genuínos, que para a maioria se resume em felicidade - a tal felicidade, perfeita e integral, que almejamos sempre. No entanto, o paradoxal é que quanto maior a felicidade de uns, maior a indignação de outros.
   A vida se baseia em objetivos, metas à serem alcançadas. Mas também é feita de decepções, sonhos frustrados. O fato de conseguirmos uma vaga muito concorrida nos proporciona tamanha felicidade. Mas automaticamente, impossibilitamos a chance dos demais candidatos, fechamos a porta para tais. Isso prova que a satisfação pessoal não se pode chegar à todos, nem sempre, nem simultaneamente.
   Sem dúvida, todos desejam plena felicidade, com todas as conquistas, tudo o que quer, sem tristezas, ou chances jogadas fora. O que é impossível. Pois, se fosse assim, a felicidade seria completa para alguns, e totalmente restrita à outros, neste caso, a maior parte.
   As crises, as lutas, as regressões podem ser amenizadas. Mas, contar com a eliminação total e perpétua desses empecilhos seria ilusão. Em todos os aspectos da vida, da sociedade e do universo, há erros, alguns, inevitáveis, mas nem por esta causa, irresolúveis.
   Portanto, o problema da felicidade é a impossibilidade de abraçar a todos, priorizando a minoria. Por isso, nos resta tomar atitude e trabalhar em prol das nossas aspirações. E se nada ocorrer como nos planos, não desistir, porque o tempo, os casos e os acasos mostrarão o melhor caminho, ou a conseqüência das escolhas erradas, afinal, nada é perfeito.

(Tema da UFRJ 2011: "O que há de errado com a felicidade?" )

Um comentário:

  1. Shay, a cada dia me orgulho mais de ser sua professora. Parabéns pelo blog.Ah, o texto está ótimo, apesar de discordar quando diz que a felicidade prioriza a minoria.Bjus!

    ResponderExcluir

Se nosso cérebro fosse tão simples a ponto de entendê-lo, seríamos tão tolos que continuaríamos sem entendê-lo.

(Jostein Gaarder, Autor de "O Mundo de Sofia")